Economia Popular Solidaria
Maria Rita dos Santos Gonçalves (Pioneiro MTC- Catu (BA)
Cìcera Josefá Rodrigues (Coordenadora Nacional MTC)
José e Maria Petrolina – PE
A economia solidaria é uma forma de produção, consumo e distribuição da riqueza econômica. E tem como objetivo a valorização do ser humano e não do capital.
O grupo de Artesanato das Mulheres do bairro Pioneiro na cidade de Catu (BA) e a Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria na cidade de Petrolina (PE), estão sendo atendidas com o trabalho de formação ECOSOL desenvolvido pelo MTC Nacional.
No dia 18 de agosto realizou-se o primeiro encontro direto com o grupo de mulheres do bairro Pioneiro, um total de 22 mulheres, o grupo de mulheres se reúne toda a semana para desenvolver o seu trabalho de artesanato e refletir sobre a vida na família, no bairro e organizar a comunidade para continuar a luta por melhores condições de vida na comunidade principalmente com a juventude.Com o trabalho desenvolvido de artesanato nós já construirmos uma sede para a organização dos trabalhos artesanais e agora estamos terminando de construir um espaço para trabalhar com a Reciclagem do lixo, o mais importante é que quase toda a comunidade participa junto ao trabalho de Reciclagem, mas somente para entregar do material reciclado em casa porque para cuidar tem um senhor voluntário que finaliza a organização. O grupo de mulheres do bairro Pioneiro ainda não sobrevive do eu produzem porque necessita de um trabalho técnico para organizar e registrar o grupo. Então foi dado o seguinte encaminhamento: Fortalecer com o trabalho de Formação com o tema Gestão e Auto Gestão na Economia Solidária e registrar a associação.
Nos dias 20 e 21 de Agosto de 2011 o MTC realizou um Seminário de Formação, havia presença de 40 mulheres e coordenadores Nacionais do MTC. A assessoria foi desenvolvida por Marcelino e Mariléa do MTC e a parte técnica do conteúdo desenvolvida por Marcos Bezerra da CÁRITAS BRASILEIRA REGONAL NORDESTE II.
O tema abordado Auto Gestão na Economia Solidária foi de fundamental importância para todas as sócias, pois nem todas tinham um real conhecimento sobre economia solidaria e principalmente sobre gestão. Apesar de ser uma pratica antiga, no seminário discutimos os conceitos, a origem, como está organizada e os princípios gerais da economia popular solidaria, em atividades vivenciadas em grupos de discussões e debates.
A associação é uma entidade que desenvolve trabalhos de economia solidaria, oportunizando mulheres a desenvolverem um trabalho artesanal gerando assim renda para ajudar no orçamento familiar. No seminário foram apresentados depoimentos de varias organizações que desenvolvem o movimento da economia solidaria.
A união de mulheres é que faz a diferença em Sabermos que ninguém consegue realizar nada sozinha (a). Em conversa com algumas das mulheres que participaram do seminário para saber qual sua opinião? Responderam que foi muito importante e muito esclarecedor e ajudou a ter visão diferente principalmente quando foi colocado para discussão a diferença entre a economia capitalista e a solidária. E que seria importante que acontecesse mais formação dessa natureza para ajudar as mulheres que já estão e as que estão chegando a descobrir que outra economia é possível.
O AGIR tirado nos dois encontros fortalecer o trabalho de formação junto ao grupo de mulheres e a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário