A luta por Moradia
Maria Oneide Castelo Branco Cruz Militante do MTC da cidade de Teresina (PI).
Um grupo de trabalhadores e trabalhadoras de várias entidades e de igreja, preocupados com a situação de muitas famílias que não foram contempladas com o programa habitacional seja no nível municipal, estadual e federal, resolveram se mobilizar para tentar minimizar este problema, pois aqui em nossa cidade (Teresina - PI), existem muitos terrenos desocupados sem função social.
Fizemos várias reuniões para mobilizar as famílias sem teto e planejar as ações para o dia da ocupação.
Dia 12 de agosto de 2011 precisamente às 20 horas de vários bairros da cidade de Teresina (PI), saíram ônibus levando as famílias até um local próximo ao terreno e a meia noite seguimos todos em caminhada até o local. As 2.500 famílias e um carro de som na frente com músicas de luta foi a coisa mais bonita como há muito tempo não víamos . Ao chegar no local cada um tratou de limpar seu pedaço e fazer logo um barraco.
No dia seguinte aconteceu um episódio triste pois a pessoa que se diz dono do terreno mandou para lá uns 20 homens armados o que nós chamamos de capangas, eles pegaram um de nossos companheiros da organização e espancaram muito. Quando as mulheres perceberam começaram a atirar pedras nos capangas e daí começou um tiroteio. Nestes momentos todas as famílias se reuniram na luta com as armas que tinham ao seu alcance como pedras e paus; daí os capangas recuaram. Logo a polícia chegou e contornou a situação. Com todos esses acontecimentos as famílias não desistiram e continuam firmes lutando pela posse da terra já com uma liminar a favor dos assentados.
Para nós já foi uma vitória a resistência do povo . Por isso o Padre Ladislau batizou o local como Morro da Vitória. Onde aconteceram reuniões e futuramente será construída uma igreja.
Por isso companheiros não desanimem, com esta ação podemos perceber a coragem de um povo quando luta em conjunto por um sonho que é o sonho da casa própria.
Nesses momentos podemos perceber como a solidariedade de vários movimentos da igreja, dos sindicatos, dos padres, de freiras de associações de moradores e MTC, podem acontecer bons resultados.
Terminamos esta pequena matéria com essa estrofe da música: Eu “Quero Ver Acontecer”
Sonho que se sonha só. Não pode ser pura ilusão,
Sonho que se sonha juntos
é sinal de solução.
Então vamos sonhar companheiros
sonhar ligeiro – sonhar em mutirão.
Um grande abraço a todos aqueles que fazem o MTC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário