Comitê Lagoa do Norte
Equipe do MTC- do Poti Velho - Teresina (PI)
O comitê Lagoa do Norte é formado por entidades e movimentos sociais, e criado com o objetivo de cobrar a construção e fiscalização das obras do projeto Lagoa do Norte, ao mesmo tempo formado por treze comunidades da zona norte de Teresina no PI. Foi através de varias lutas e solicitações por saneamento básico na zona norte de Teresina que se originou da capital.Esta é uma área que se encontra esquecida pelas autoridades do estado do Piauí, e que merece uma maior atenção por parte dos governos por ser uma área de risco e existir muitas pessoas residindo nas margens das lagoas existentes nesta área.
A partir das cobranças da população e dos movimentos sociais, conseguiu-se que as obras do projeto Lagoa do Norte iniciassem. Com isso, houve aumento de quantidade de bombas com o objetivo de puxar a água das lagoas para os rios mais importantes das cidades: Poti e Parnaíba.
Com esse projeto a população está sendo beneficiada com os seguintes serviços: ampliação de ruas e da rede de energia elétrica e de benefícios na parte cultural e esportiva como a reforma do teatro do boi que atende jovens e crianças participantes de atividades culturais e reforma das quadras de esportes e praça das comunidades da zona norte.
Mas foi através de uma audiência pública na Câmera Municipal de Teresina – PI, que as lideranças e a população da área cobraram agilidade nos serviços do projeto Lagoa do Norte, citados acima, que beneficiariam as comunidades locais, nos quais esses serviços encontravam-se parados.
Essa audiência não foi suficiente para chamar atenção das autoridades. As lideranças juntamente com a população tiveram que buscar diretamente o Prefeito da Cidade Elmano Férre a participar de uma reunião na Escola Municipal Dílson Fernandes, para cobrar a retomada das obras; assim foi obtido êxito através das reclamações e colocações direcionadas ao Prefeito sobre a paralisação das obras. Depois desta reunião as obras foram retomadas e estão hoje sendo executadas segundo o Projeto Lagoa do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário